top of page

AZ Rock Radio

Público·2593 miembros

Montefriore
Montefriore

A importância da representatividade afro nas escolas portuguesas

Tenho pensado muito sobre isto ultimamente: nas escolas portuguesas ainda sinto que a representatividade afro aparece muito pouco, tanto nos livros como nas conversas em sala. Não sei se é só a minha experiência, mas parece que falta ligação com a realidade de muitos alunos. Mais alguém sente isto ou já viu mudanças nas escolas?

5 vistas

Na minha experiência como alguém que acompanhou de perto alguns projetos escolares em Lisboa, isto depende muito da escola e do professor. Já vi turmas onde se trabalha autores africanos lusófonos, mas também já vi programas totalmente virados só para o currículo clássico europeu. Quando não há esse equilíbrio, alguns alunos simplesmente não se identificam com o que aprendem e acabam por se afastar mais. Acho que pequenas coisas, como incluir textos de escritores afrodescendentes ou falar de figuras históricas africanas sem ser só em fevereiro, fazem muita diferença no dia a dia da turma. Aliás, há alguns espaços online e projetos interessantes a reunir este tipo de discussão e materiais, como https://afrolispt.com/ que vale a pena explorar para perceber como estas questões estão a ser debatidas. No fundo, não é só uma questão de “incluir por incluir”, mas de mostrar que a história e cultura são realmente diversas e interligadas.

Miembros

bottom of page